Não poderíamos ter sido mais certeiros no nome desta exposição.
Após o período pandêmico de portas fechadas, reabrimos a Galeria Pé de Boi com novos sentimentos e o mesmo propósito ao longo destes 35 anos: levar o melhor da arte popular brasileira para nossos clientes. Buscamos força e, sem surpresa alguma, a encontramos nas histórias de nossos artistas que ressignificam suas vidas através da arte.
Para marcar este momento, celebramos a riqueza e a expressão artística através da importante figura feminina do Vale do Jequitinhonha. O saber de modelar o barro permeia a região há séculos, se tornou Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais e é fonte de renda para centenas de homens e mulheres que produziram as peças a seguir.
Ao longo da existência da Galeria Pé de Boi, coletamos no Vale do Jequitinhonha preciosidades que ficaram trancadas em nosso acervo e agora compõem a exposição Mulheres de Barro: Izabel Mendes da Cunha, Noemisa Batista dos Santos, Zezinha, João Pereira Andrade, Andréia Andrade, Irene Gomes, João Alves, entre tantos outros.
A representação feminina já havia sido tema para uma exposição aqui realizada no começo dos anos 2000: “Um olhar feminino”. Dada a expressiva repercussão, consideramos um dever beber nesta fonte para apresentar, décadas depois, um recorte próximo para uma geração com novos ideais e que busca repensar nossa identidade, costumes e futuro. Através dela, podemos investigar o comportamento, projeções, idealizações, a moda, os sonhos, os questionamentos, a resiliência e a força dos artesãos do Vale do Jequitinhonha.
Temos a certeza que o encantamento é inevitável. Aconteceu conosco e acontecerá com vocês. Aproveitem.